Normalização Estilo Vancouver


Em 1978, em Vancouver, Columbia Britânica, Canadá, um grupo de editores de revistas médicas se formou para elaborar um documento para estabelecer normas de apresentação de artigos a serem publicados em revistas médicas, documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. Formou-se o ICMJE – International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group –  www.icmje.org).

Esse conjunto de normalizações chamado “estilo Vancouver” dirige-se às referências e citações, sendo comumente utilizada no restante do documento a normalização ABNT.

Ao planejar uma publicação técnico-científica é preciso considerar a finalidade e o tipo que se pretende: para o cumprimento de uma exigência curricular (uma dissertação ou tese) ou para apresentação de originais destinados à publicação.

Essas publicações devem citar as fontes de informação que foram utilizadas. As referências constituem um elemento característico dos trabalhos acadêmicos e de pesquisa.

Referência é um conjunto padronizado de elementos descritivos que permitem a identificação de um documento. A padronização facilita a recuperação das informações e viabiliza a pesquisa em grandes bases de dados.

A citação é a menção, no texto, de uma informação obtida de outra fonte. É utilizada para enfatizar e/ ou comprovar as ideias desenvolvidas pelo autor. Para as citações é preciso identificar todas as fontes de informação ou de opinião consultadas, oferecendo um serviço ao leitor com a relação completa das fontes de informação as quais serviram para a realização do estudo. As citações também fornecem informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa e exemplificam através de pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o assunto objeto de pesquisa. As citações também geram credibilidade ao trabalho científico.

Você mesmo pode padronizar seu trabalho acadêmico ou artigo para publicação seja com o estilo Vancouver ou ABNT. Existem manuais e livros disponíveis em livrarias e internet, contudo, se sentir dificuldades nesta normalização, não hesite em buscar um profissional habilitado a este procedimento. Entre em contato e envie suas dúvidas para primaverarevisao@gmail.com

REFERÊNCIAS

Richardt, N.F.; Teterycz, T. (org.). Manual de normas de Vancouver: referências e citações. Curitiba: Sistema Integrado de Bibliotecas da PUCPR, 2010.

Rodrigues, J. G. Como referenciar e citar segundo o Estilo Vancouver. Rio de Janeiro: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, 2008.

Comentários

Instagram @primaverarevisao


Livros publicados

Listagem atualizada (mais recente em 9/08/2019) com os livros que fiz a preparação e/ou revisão e que são publicados por diversas editoras ou autores independentes (não estão em ordem nem de revisão/preparação, nem de publicação):

Acesse a página ou clique para ver a lista completa. http://www.primaverarevisaodetextos.com/p/livros-revisados.html