Produção contínua em

Livros e Manuais para quem trabalha com textos

(*) Atualizado em 29/10/2018. Uma lista que não para de crescer. Algumas indicações de livros bons e imprescindíveis para q...

Livros publicados

Listagem atualizada (mais recente em 12/12/2018) com os livros que fiz a preparação e/ou revisão e que são publicados por diversas editoras ou autores independentes (não estão em ordem nem de revisão/preparação, nem de publicação):

Acesse a página ou clique para ver a lista completa. http://www.primaverarevisaodetextos.com/p/livros-revisados.html

27/11/2018

Descritivo dos serviços de preparação, revisão de textos e padronização


Muitas pessoas não têm uma noção clara das diferenças entre cada etapa do trabalho editorial e até mesmo nem sabem que existem tais distinções. Não basta escrever o texto de qualquer jeito e entregar para o que o revisor magicamente transforme aquela emaranhado de letras numa grande obra literária. Não é assim que acontece.

O serviço de revisão de textos compreende correção ortográfica e gramatical seguindo as normas do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, corrigindo pontuação, concordância e regência verbal e nominal, erros de digitação, adequação da linguagem ao gênero textual, atenção às questões que se referem à norma-padrão e outros aspectos linguísticos e semânticos. 

O serviço de padronização é a adequação do texto às normas atualizadas da ABNT ou da instituição/editora. No caso de revisão literária inclui a padronização dos diálogos, abertura e fechamento de capítulos, andamento do texto, fluência, criação e/ou atualização de sumário (quando for o caso), pesquisa de datas/referências, grafia dos nomes/aspectos/personalidades dos personagens, desenvolvimento da história, dentre tantos outros aspectos que estão inseridos no contexto. No entanto, não se deve confundir a padronização com  a diagramação, que é uma outra etapa feito por outro profissional. 

O ideal é sempre seguir os passos: primeira etapa é a preparação, depois disso a diagramação (montagem do livro no PDF com as ilustrações, capa, etc.) e depois uma revisão final. No caso de produções independentes, onde o autor é responsável por cada etapa, esta deverá sempre ser aprovada e ter uma releitura/revisão geral do próprio autor, mas sem que este acrescente ou suprima grandes trechos, pois isso pode indicar um reinício de trabalho de preparação.

O arquivo é preparado/revisado no editor de textos Word com as marcas de revisão acionadas e, no meu caso, o cliente recebe dois arquivos: um com as marcas para que ele veja tudo o que foi editado, e outro arquivo, que é o mesmo, só que "limpo", sem marcas, e caso não tenha nenhuma pendência, pronto para ser diagramado, impresso ou publicado.

As edições são feitas diretamente no arquivo, porém, aquelas que precisem da intervenção do autor ou esclarecimentos de dúvidas, serão marcadas com balões de comentários e sugestões de alteração, quando for o caso.

No caso de arquivo já diagramado no PDF, as alterações são marcadas em formatos de grifos, sinais de revisão e comentários para posterior edição pelo responsável pela diagramação.

Portanto, quando precisar do trabalho de preparação ou revisão textual, envie seu arquivo por e-mail para análise e confirmação das reais necessidades do seu texto: primaverarevisao@gmail.com ou editorial@primaverarevisaodetextos.com 

E como sempre, sucesso aos que buscam qualidade em seus textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros publicados técnicos - Revisão e/ou preparação

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

Instagram primaverarevisao